PROGRAMA de 2002 a 2006
Em meados de 2002 foram adquiridos dois espectrómetros de massa (Tandem-Mass), na sequência de uma candidatura aprovada no projecto "Saúde XXI".
Este equipamento através de uma tecnologia complexa , possibilita o diagnóstico numa só amostra de diversas Doenças Hereditárias do Metabolismo.
Durante o ano de 2003 procedeu-se à montagem e calibração do equipamento , à formação do pessoal, à aplicação do "software" de análise de resultados, à optimização do protocolo para obtenção das melhores condições analíticas, etc.
Em 2004 e em colaboração com a Universidade de Aveiro, preparou-se um novo "software" específicamente destinado ao rastreio e procedeu-se ao rastreio da Fenilcetonúria em paralelo pelo método clássico e pelo "Tandem-Mass".
Para o ano de 2005 prevê-se o início do rastreio piloto nas Regiões Norte e Centro, com alargamento posterior á Região Sul, devendo todo o país ficar abrangido entre 2005 e 2006.
Em 2005 iniciou-se o rastreio piloto nas Regiões Norte, Centro e Alentejo, ficando o país todo coberto a partir de Junho de 2006.
Em, Outubro de 2006 e por decisão do Conselho de Ministros o Instituto de Genética Médica foi integrado no Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, o que originou também a integração do Programa Nacional de Diagnóstico Precoce.
[]
[]
[]
[]
[]
[]
[]
|