- Página principal
- História
- Teste do pezinho
   · Organização
   · Doenças Rastreadas
   · Centros de Tratamento
   · Produtos hipoproteicos
- Área cientifica
   · Divulgação
pe@diagnosticoprecoce.org



CONTROLO DE QUALIDADE

O controlo de qualidade é de grande importância para o bom funcionamento e segurança dos valores obtidos, prevenindo a ocorrência de falsos positivos ou falsos negativos.

I - Controlo de qualidade interno

Destina-se a avaliar a qualidade das análises efectuadas, e é realizado diariamente em paralelo com os testes de rastreio. O objectivo é obter valores idênticos aos teóricos, quer dentro da gama da normalidade quer em amostras patológicas. Serve para termos a certeza que os aparelhos estão a trabalhar bem e que os reagentes estão bons, permitindo-nos ainda detectar rapidamente qualquer problema operacional ou avaria.

II - Controlo de qualidade externo

Destina-se a avaliar a qualidade e correcção dos resultados do laboratório em comparação com os resultados de outros laboratórios estrangeiros que também efectuem análises de rastreio. Todos os laboratórios participantes testam em simultâneo as mesmas amostras de sangue. Estamos incluídos em dois programas deste tipo: Um europeu e bimensal - NEQAS, para doseamento de Fenilalanina e TSH. Outro americano e trimestral, que para além destes dois parâmetros controla ainda outros, orientados para o rastreio metabólico alargado.



« Voltar

- INSA
- ISNS Website